Páginas

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Estratégias de Avaliação do Aprendizado

Paulo Freire(1997) diz, “saber ensinar não é transferir  conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou sua  construção”.   Como então, avaliar os resultados do ensino e da aprendizagem num
programa virtual? 

Boas estratégias de planejamento ajudam a avaliar os resultados, dentre eles
Destaca-se:
a)  Manter  o processo dinâmico, interativo e prazeroso.
b)  Visualizar o alvo final com atividades direcionadas.
c)  Evitar imprevistos.
d)  Selecionar de recursos materiais e ferramentas apropriadas de acesso.
e)  Fazer avaliações coerentes à proposta a fim de atingir com objetivos.
f)  Avaliar de acordo com os objetivos de cada módulo.

Depois de elaborado e executado, o planejamento, é de suma importância fazer a avaliação dos resultados; pois essa avaliação possibilita analisar o processo de aprendizagem dos alunos de educação à distância.

Pois, a avaliação é o resultado da aprendizagem obtida por meio da  organização e planejamento das ações educativas.  Vale ressaltar que Libâneo ao abordar sobre planejamento escolar: deixa claro  que planejamento em educação: “ é um meio para programar as ações docentes, mas também um  momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação” (LIBÂNEO 1994, p. 222). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário