Páginas

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

 Jovens do Trilha-Setre vivem expectativa da certificação

Duzentos e sessenta e dois jovens dos municípios de Santo Antônio de Jesus, Dom Macedo Costa e Conceição do Almeida, serão certificados nos dias 22 e 23 de setembro de 2010 nos cursos de Assistente Administrativo, Horticultura e Processamento de Frutas e Confeitaria, do Programa Trilha-Setre (Programa de Qualificação Profissional) executado pelo NISSA - Núcleo de Integração Social e profissional de Santo Antônio de Jesus.

Para os jovens, os cursos oferecidos foram bem conduzidos pela equipe do Programa Trilha.  Muitos dos jovens participantes estão na expectativa do primeiro emprego para que possam dar o primeiro passo para a sua carreira profissional. Durante o curso muitas habilidades foram trabalhadas através de dinâmicas e atividades, questões como relacionamentos interpessoais e  trabalho em equipe. Além das disciplinas específicas de cada curso, os jovens tiveram disciplinas referentes aos conhecimentos básicos, como: Ética, cidadania e direitos humanos, direito do consumidor e trabalhista, raciocínio lógico quantitativo, comunicação, informática e saúde, higiene e segurança no trabalho, conhecimentos que são muito importantes para garantir uma vaga no mercado de trabalho.

O Jovem Orlando, de 29 anos, da cidade de Dom Macedo Costa, e mais 20 jovens que participaram do curso de Horticultura e Processamento de Frutas, almejam a partir dos conhecimentos adquiridos no  curso,  implantar uma Cooperativa de Plantio e Beneficiamento da Pimenta. O jovem diz que com as aulas de Empreendedorismo  e  Cooperativismo do Professor Wilton Fonseca puderam identificar a riqueza e as oportunidades que existem em montar uma cooperativa. Para o professor que se disponibilizou a prestar Consultoria gratuita no novo empreendimento juntamente com a Professora Rita de Cássia Augusto, a cooperativa de plantio e Beneficiamento da Pimenta tem tudo para dar certo na região, pois de acordo o trabalho de pesquisa de campo realizado pela Professora Rita com os alunos, foi possível identificar que na região existem 19 tipos de pimenta e que não existe nenhum tipo de Empreendimentos e beneficiamento das mesmas, apenas são consumidas como molho, em conserva e in natura nas residências.  

A jovem Joseli, de 22 anos, que trabalhava meio turno tirando cópias de xérox numa farmácia, sem nenhuma garantia de permanência de emprego,  afirma: “o curso modificou minha vida e graças a ele foi promovida  a caixa na instituição que eu trabalho, agora com carga horária de 8 horas”, isso aconteceu graças aos conhecimentos que foram trabalhados e que são relevantes para uma boa inserção no mercado de trabalho. Hoje, a jovem, diz que faz parte de uma classe de trabalhadores formais e se orgulha muito de ter participado do Curso de Assistente Administrativo no Programa Trilha-SETRE/NISSA.

Para os coordenadores  Administrativo e Pedagógico do  Programa -Trilha no NISSA, José Wilton Fonseca e Manoella Fonseca Marques, “o Programa Trilha-Setre/NISSA possibilitará  a realização do sonho do primeiro emprego e a inserção dos jovens no mercado de trabalho, estimulando  uma formação continuada dos jovens que fizeram parte do Programa TRILHA.” 

Santo Antônio de Jesus-Ba, 08 de setembro de 2010

José Wilton Fonseca da Silva            Manoella Souza Fonseca Marques
  Coordenador Administrativo                    Coordenadora Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário