Paulo Freire(1997) diz, “saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou sua construção”. Como então, avaliar os resultados do ensino e da aprendizagem num
programa virtual?
Boas estratégias de planejamento ajudam a avaliar os resultados, dentre eles
Destaca-se:
a) Manter o processo dinâmico, interativo e prazeroso.
b) Visualizar o alvo final com atividades direcionadas.
c) Evitar imprevistos.
d) Selecionar de recursos materiais e ferramentas apropriadas de acesso.
e) Fazer avaliações coerentes à proposta a fim de atingir com objetivos.
f) Avaliar de acordo com os objetivos de cada módulo.
Depois de elaborado e executado, o planejamento, é de suma importância fazer a avaliação dos resultados; pois essa avaliação possibilita analisar o processo de aprendizagem dos alunos de educação à distância.
Pois, a avaliação é o resultado da aprendizagem obtida por meio da organização e planejamento das ações educativas. Vale ressaltar que Libâneo ao abordar sobre planejamento escolar: deixa claro que planejamento em educação: “ é um meio para programar as ações docentes, mas também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação” (LIBÂNEO 1994, p. 222).
Nenhum comentário:
Postar um comentário